Esta não é uma lista de filmes sobre vendas, empreendedorismo ou algo assim. Apesar de haver diversos filmes que ensinam bastante sobre estes assuntos, nosso objetivo aqui é falar não sobre filmes, mas em como o ato de procurar um filme para assistir pode ensinar muito como vender mais e melhor.
Você perceberá que escolher um filme é como escolher qualquer outro produto ou serviço. E, entendendo como isso funciona, poderá oferecer seus produtos de maneira muito mais atrativa para seu público. Mas lembre-se: “Cedo ou tarde você descobrirá a diferença entre saber o caminho e percorrer o caminho” (Matrix)
“Quando penso que estou fora… eles me puxam de volta.” (O Poderoso Chefão 3)
Você já passou horas rodando pelo catálogo de filmes da Netflix e, no final, acabou escolhendo assistir algum filme que você já havia assistido antes (ou nem assistiu filme nenhum)? Pois é, se você tem Netflix, aposto que sim.
A escolha de produtos acontece exatamente assim: quando temos muitas opções, temos dificuldade em escolher. É o paradigma da escolha. Com isso, muitas vezes, acabamos optando pela escolha segura que é ficar com algo que já conhecemos.
Oferecer diferenciais para seu cliente para não ser mais um na multidão é um imperativo pra seu negócio prosperar. Por outro lado é preciso atenção para não inundar o cliente com informações, porque isso acaba dificultando a escolha.
“Amigos não mentem.” (Stranger Thinks)
Quantos filmes você já assistiu simplesmente porque foi uma indicação de alguém que você confia que tenha um bom gosto para escolher filmes? É sempre assim, quando aquele seu amigo cinéfilo diz que determinado filme é bom, você já fica louco para assistir e quando ele aparece no catálogo, as chances de você acabar assistindo ele são bem grandes.
Para quem trabalha com vendas, a prova social é fator importantíssimo para o processo. Conseguir e mostrar depoimentos de pessoas reais felizes e satisfeitas com seu produto é um diferencial gigante para fechar a venda, ainda mais se o depoimento for de alguém com quem seu público se identifique.
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“Já ouviu falar que confiança precisa ser conquistada?” (Sem saída)
Certamente você também já escolheu um filme pela identificação que tinha com algum ator ou atriz, ou ele ser dirigido por um diretor que você gosta. Por isso se repete tanto a famosa frase: “Dos mesmos produtores de…”
Só por haver pessoas que reconhecemos como bons profissionais no passado, já damos um voto de confiança para o filme e esse pode ser um fator determinante para assistir esse tal filme.
Isso é o que chamamos no mundo dos negócios de autoridade. Quando quem está oferecendo aquele produto ou serviço é uma empresa ou profissional que reconhecemos como autoridade em sua área de atuação, confiamos instintivamente que aquele produto é bom.
Então lá vai a dica: torne-se uma autoridade para seu público. Isso facilita e simplifica bastante o processo de vendas.
“Você é o que você escolhe ser.” (O gigante de ferro)
Por fim, tem aquelas vezes que escolhemos um filme “sem nenhum motivo”. Por que será que um filme do qual nunca ouvimos falar, com atores que não conhecemos também consegue nos chamar a atenção?
O que acontece é que quando não temos informações anteriores sobre um determinado produto, utilizamos o que temos a mão para decidir pela “compra” e aí entra a habilidade de tornar um produto novo em algo realmente desejável.
Para isso, entre outras, são utilizadas 3 técnicas:
Título Matador
O título é o primeiro contato que temos com o filme, se ele for bacana, curioso ou gerar alguma sensação que nos faça querer assistir o filme: Bingo!
Escolha nomes para produtos e títulos para seus textos que digam algo relevante para seu cliente. É isso que vai definir se ele vai ler ou não sua proposta.
Capa irresistível
Você sabia que a Netflix exibe thumbnails diferentes para cada tipo de usuário? Uma apresentação bonita, sofisticada e relevante para seu público, com certeza te colocarão em evidência.
Sinopse
E tem muitos filmes que são escolhidos porque a sinopse é bem escrita, mostra o que o filme tem de melhor. E quando o filme entrega isso, aí é a perfeição.
Escreva textos que descrevam os pontos fortes do seu produto e levem seu cliente a se interessar por ele.
E aí, o que mais você acha que te influencia na decisão de assistir um filme? E como acha que pode usar isso no seu negócio?