3 passos para fazer suas mídias sociais darem o retorno que você precisa

Publicado por em 03 mar 17. Facebook, Internet, Negócios

Se você é um empreendedor atento ao mercado e, se já segue nossos conteúdos, sabe a importância em trabalhar corretamente com mídias sociais para alavancar suas vendas. Mas mesmo com essa certeza é preciso dar o passo seguinte neste trabalho para que suas redes sociais trabalhem do modo correto.

Neste artigo vamos te ajudar a definir um plano de conteúdo, com algumas dicas de como fazemos as coisas aqui na Mundodrigo.

Definições: para entendermos do que estamos falando

Para começar, vamos definir o que são as mídias sociais e o que são as redes sociais:

  • Redes sociais são redes compostas por pessoas, isto é, uma rede de pessoas, com o objetivo principal de estabelecer relacionamentos sociais e interação. Por exemplo: Facebook, Twitter, Instagram, Google +, etc.
  • Mídias sociais são a comunicação realizada no meio on-line, em canais com foco na interação social. Por exemplo: anúncios ou vídeos com conteúdo comercial no Youtube, anúncios e impulsionamentos no Facebook, etc.

Percebeu a diferença? Para “fazer” mídia digital sua empresa precisará estar nas redes sociais. Por isso, batemos tantas vezes na tecla de que interagir com os clientes é parte do trabalho. Essa interação não é a venda, mas é o caminho para ela.

Planejamento: o segredo para chegar ao objetivo

Como sua empresa se comporta atualmente no facebook?
(  ) publica posts motivacionais
(  ) posta vídeos
(  ) divulga produtos/serviços
(  ) faz fortalecimento da marca

Provavelmente você respondeu sim para pelo menos uma das alternativas. Isso é bom, mas puxa a próxima pergunta: e o que sua empresa planeja quando faz estas ações?

Este é um dos pontos principais que fazem com que o trabalho nas redes sociais não tenha o resultado esperado pelas empresas. Na maioria das vezes, não há planejamento e os posts são “soltos”. Se você não tem claro aonde quer ir, provavelmente não vai chegar a lugar algum.

A dica aqui é definir qual é o objetivo principal da campanha que será realizada. Você quer aumentar o reconhecimento da marca? Quer demonstrar autoridade e conhecimento? Quer apresentar um produto novo? Enfim, defina o objetivo que você pretende alcançar num determinado período de tempo.

Nos planejamentos que a Mundodrigo faz para os clientes, geralmente, definimos os planos de conteúdo para o período de 6 meses, divididos de 4 a 8 ciclos de postagens. Assim, conseguimos analisar o feedback dos leads, corrigir o rumo do trabalho e seguir com o planejamento.

Conteúdo: é hora de correr atrás do objetivo

Depois que você tem claro o que você pretende com seus posts e quanto tempo vai trabalhar para alcançar este objetivo você precisa colocar em prática o seu projeto.

A dica também é simples: escolha conteúdos relevantes e que tenham ligação com o seu objetivo principal. Estes conteúdos podem ser coisas distintas, mas que tenham alguma ligação entre si. Pense que a vida também é assim: você trabalha, estuda, tem família e várias outras coisas, mas você só é realmente feliz se houver equilíbrio e uma ligação entre o objetivo de todas as atividades.

Nas campanhas que fazemos na Mundodrigo, escolhemos alguns tipos de post que se relacionem com o objetivos que temos para a marca do cliente (Motivacionais, Dicas, Curiosidades, Dados técnicos, Detalhes do produto/serviço, Bastidores de produção, etc). Esses posts sempre trabalham em conjunto para chegar ao objetivo definido. Assim a rede social não fica massante, sempre com o mesmo conteúdo, e é possível atingir diferentes pessoas para o mesmo objetivo.

Relacionamento: a chave da venda

Agora você já definiu o objetivo do trabalho, publicou conteúdo relevante e fez com que as pessoas que se interessam pelo seu tipo de produto/atividade/serviço olhem pra você, isso quer dizer que o trabalho acabou? Não, ao contrário, é aqui que começa o trabalho de venda.

Lembra da definição de redes sociais? Interação e Relacionamento são as palavras chave. A presença da sua empresa nas redes sociais contínua a gerar relacionamento com essas pessoas e é hora de dizer para elas por quais canais elas podem comprar de você.

Perceba que este ciclo é contínuo, sempre haverá pessoas iniciando nele e conhecendo sua empresa e outras, que já te conhecem, querendo mais conteúdo e comprar de você. O segredo nesta fase é conseguir equilibrar os posts de vendas com os demais conteúdos.

Nas campanhas gerenciadas pela Mundodrigo separamos uma parte do trabalho para fazer publicações de vendas, dizendo qual o produto/serviço e os canais para a compra, mas seguimos uma regra de que esse tipo de conteúdo nunca seja maior do que 20% do conteúdo total. Assim, o cliente sabe exatamente qual é o foco de venda da empresa, mas tem sempre conteúdo relevante e um bom relacionamento mantendo-o fidelizado a marca.

Agora é sua vez

Perceba que não existe mágica para aumentar a efetividade da sua presença nas redes sociais, o que há é um trabalho duro e focado. Entretanto, esse tipo de trabalho dá um retorno realmente muito bom para sua empresa aumentando, vendas e lucratividade.

Não adianta só ter o conhecimento e não colocar em prática, agora é sua vez de arregaçar as mangas, planejar e trabalhar nas redes sociais da sua empresa.

Desejamos boa sorte e bons negócios pra você!


Agora, se você quer uma consultoria profissional para gerenciar suas redes sociais, e te dar mais tempo e tranquilidade para gerir seu negócio, entre em contato conosco. Certamente conseguiremos um plano ideal para alavancar seu negócio.

Saiba mais em clicando aqui.

Compartilhe com os amigos
Share on Facebook
Facebook
Tweet about this on Twitter
Twitter
Share on LinkedIn
Linkedin
Email this to someone
email
Print this page
Print

Um Trackback

  1. […] Seja visto como uma autoridade pelo seu público com a Consultoria Resultado Digital 3 passos para fazer suas mídias sociais darem o retorno que você precisa […]

Comente

*
*