Seja para vender um produto, para oferecer um serviço ou para procurar um novo emprego ou pedir aquele aumento, você precisa saber vender sua marca para ter sucesso.
Muitas pessoas perdem oportunidades, pois não conhecem a própria marca, isto é, não sabem reconhecer seus pontos fortes e fracos. E se você não conhece suas habilidades e limitações, dificilmente será capaz de convencer outros a comprar seu produto (ou dar um aumento).
Pontos Fortes
Para saber seus pontos fortes você deve:
– Fazer um exercício de listar o que acha que você faz de melhor. Coloque no papel, escreva as qualidades que você acredita ter e porque você acha que elas são importantes;
– Pergunte para as pessoas quais as qualidades que elas enxergam em você. Podem ser colegas de trabalho, pessoas que convivem com você (ou clientes se você tem um negócio). Depois confronte a sua visão sobre você mesmo com a visão das outras pessoas.
Com esse levantamento dos seus pontos fortes em mãos, você terá argumentos muito mais fortes para vender sua marca, porém falta ainda conhecer os seus pontos fracos.
Pontos Fracos
No caso dos pontos fracos não é muito bom perguntar diretamente para as pessoas o que elas acham, até porque, geralmente, as pessoas são bastante generosas nas críticas e podem te desanimar facilmente. Para os pontos fracos, é melhor você prestar atenção, de coração aberto ao que as pessoas te dizem e também enumerar as dificuldades que acredita ter.
Com suas dificuldades delimitadas, você precisará trabalhar para eliminá-las. Por exemplo, caso você identifique que seu principal ponto fraco é escrever, você deve tomar algumas medidas como: ler bastante para conhecer novas palavras e estruturas de textos, escrever, escrever e escrever para se aperfeiçoar, mostrar seus textos para outras pessoas julgarem, etc.
Com essas duas atitudes, conhecer seus pontos fortes e eliminar seus pontos fracos você, certamente, atingirá resultados muito melhores.