Quando Pindorama ainda era uma terra jovem e as criaturas fantásticas dominavam o mundo a aldeia Guarainã se formou ao redor da Pedra do Trovão, um presente de Caramuru o deus das Ondas e Trovões.
Protegidos pelo poder da Pedra, os guarainãs se desenvolveram e prosperaram. Entretanto, o fim do poder da Pedra do Trovão coloca a aldeia em grande perigo, vulnerável ao ataque dos seres da floresta.
No centro da trama o jovem Anicejara vive uma crise, sentindo-se completamente desprezado por seu pai, ao mesmo tempo que se sente culpado pela morte de sua mãe que morreu na mesma noite em que ele nasceu.
“Anicejara e a Pedra do Trovão”, narra a jornada de Anicejara e Niara em sua busca pelo deus Caramuru para que ele reestabeleça o poder da Pedra salvando a aldeia.
O livro conta uma história de autodescoberta e superação como a que todos nós somos submetidos em nossas vidas. Dentro do fantástico mundo reimaginado de nossas lendas e mitologia, você acompanhará nosso herói enfrentando criaturas como curupiras, caaporas, lobisomens e o Saci, mas acima de tudo, enfrentando sua própria solidão e medos.
Todos nós somos em muitos momentos Anicejara, jogados em uma jornada que parece muito maior do que nós mesmos e, em outros, somos Niara, sendo o apoio corajoso para os que estão ao nosso lado.