Como você responde o cliente que está “só olhando”

Publicado por em 14 dez 16. Negócios

Recentemente encontramos um texto no Entrepreneur com 10 respostas para o cliente que está “só olhando”. Baseado nele surgiu este aqui.

Algumas vezes o cliente pode estar apenas matando o tempo mesmo, mas na maioria das vezes, essa é uma resposta de defesa para não se sentir pressionado pelo vendedor (admita, você também já fez isso :p).

Entretanto, em ambos os casos, leve em consideração que ninguém entra em uma loja, mesmo para matar o tempo, em que não tenha produtos que acredite ser do seu interesse. Por exemplo, eu não fumo, então não me imagino entrando numa tabacaria só pra dar uma olhadinha. O ato de entrar em uma loja (mesmo que virtual), pressupõem interesse.

(…) ninguém entra em uma loja, mesmo para matar o tempo, em que não tenha produtos que acredite ser do seu interesse.

Acreditando nisso, segue a lista do Grant, com 10 respostas fantásticas para “quebrar o gelo” quando o cliente diz que está só olhando:

  1. “Meus melhores clientes sempre dizem isso. Meu nome é Rodrigo, e o seu?”
  2. “Ótimo! Meu trabalho é te ajudar a encontrar o produto certo, mesmo se você estiver apenas olhando.”
  3. “Tudo bem, sem problemas! Mas você está procurando algo parecido com o que tem agora ou algo completamente diferente?”
  4. “Excelente, temos muito produtos para olhar. Por que tipo de produto você quer começar?”
  5. “Me diga que tipo de produto você quer ver primeiro e posso te indicar aonde estão, assim você não perde seu tempo.”
  6. “Perfeito! Se você me disser o que está procurando, posso te dar algumas informações úteis para lhe ajudar.”
  7. “Que bom! Por isso que exibimos nossos produtos, para que você possa ver tudo o que temos. Por onde gostaria de começar?”
  8. “Você pode matar todo o tempo do mundo por aqui, sinta-se à vontade e divirta-se.”
  9. “Quando você realmente for comprar, mais pra frente, em que tipo de produto está pensando?”
  10. “Meu trabalho é te dar todo o tempo e que precisar para que, quando você for fechar negócio, considere voltar aqui.”

O ponto é lembrar-se de estar lá para ajudar o cliente a se decidir pela melhor opção pra ele e, assim, ter um arsenal de respostas adequadas para a pessoa que está na sua frente. Mesmo que ele realmente não esteja pronto para a compra naquele momento, uma atitude positiva vai ajudá-lo a considerar você como um boa opção.

Bons negócios!

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