4 truques simples para usar o Google Maps como “um explorador” e arrasar nas buscas

Publicado por em 23 fev 17. Dicas, Internet

Esta semana usamos o Google Maps para desenvolver uma aplicação para um cliente e surgiu a dúvida: será que as pessoas usam todo o potencial desta ferramenta? Claro que, para fazer coisas mais elaboradas, é preciso recorrer a API do Maps, mas dá pra fazer muita coisa apenas usando o site ou o aplicativo.

E aí, tá a fim de aprender alguns truques simples e poderosos?

1 – O que tem aqui perto?

Se você está em um lugar que não conhece muito bem e chegar a hora do almoço, basta abrir o Maps e digitar “restaurantes” para ver uma lista dos restaurantes nas imediações. O mesmo serve para qualquer tipo de serviço ou comércio, como “borracharias”, “bancos” e etc.

restaurantes-suzano

2 – Qual a distância?

Se o que você precisa é medir a distância entre dois (ou mais) pontos, basta clicar com o botão direito do mouse, escolher a opção “Medir a distância” e depois clicar nos locais pontos que você desejar medir.

No celular o processo é um pouquinho diferente: Clique no primeiro ponto, clique sobre o marcador que aparece, escolha a opção “Medir distância”, arraste o mapa até o próximo ponto e clique em adicionar.

medir-distancia

3 – Como está o trânsito?

Mas se você quiser saber como esta o trânsito em uma determinada região basta escolher a opção “Trânsito” do menu do Maps (para abrir o menu basta clicar nas três linhas horizontais que ficam no canto esquerdo da barra de pesquisa). Na ferramenta você consegue ver o trânsito em tempo real e a média por dia e horário.

transito-maps

4 – E se eu quiser criar meu mapa?

Agora, se o que você precisa é criar um mapa, você pode acessar a ferramenta My Maps do Google Maps. Nela você consegue criar mapas personalizados, adicionando marcadores de locais, linhas, formas e rotas. Para acessar a ferramenta escolha a opção “Seus lugares” do menu do Maps e depois “Mapas”, será exibida uma lista com os mapas que você já tiver e a opção de criar um mapa novo (se você preferir pode entrar neste endereço e ir direto para a ferramenta: https://www.google.com/mymaps).

mymaps

Nesta lista não tem dica extra porque temos certeza que você já deve estar “fuçando” no Menu do Maps para descobrir as outras ferramentas que estão lá.

E então, já conhecia estes truques? Gostou das dicas? Deixa seu recado nos comentários, vamos adorar.

Compartilhe com os amigos
Share on Facebook
Facebook
Tweet about this on Twitter
Twitter
Share on LinkedIn
Linkedin
Email this to someone
email
Print this page
Print

3 Comentários

  1. Hey there would you mind letting me know which webhost you’re
    working with? I’ve loaded your blog in 3 completely different internet browsers and
    I must say this blog loads a lot quicker then most.
    Can you recommend a good hosting provider at a fair price?
    Many thanks, I appreciate it! https://en.wikipedia.org/wiki/Gran_Canaria/074/7

    Por Sienna em 25 de abril de 2017 às 21:50
  2. Thanks a lot, Sienna!

    My webhost is https://www.indexhosting.com.br/

    Good look!

    Por Rodrigo Santos em 28 de julho de 2017 às 17:46
  3. Write more, thats all I have to say. Literally, it seems as though
    you relied on the video to make your point.

    You clearly know what youre talking about, why throw away your intelligence on just posting videos to your site when you could be giving us something informative to read? https://En.Wikipedia.org/wiki/Gran_Canaria/074/5

    Por Chloe em 13 de maio de 2017 às 10:56

Comente

*
*