[Opinião] Buscas na internet, privacidade e filtros bolha

Publicado por em 30 mar 17. Internet

Essa semana encontrei um novo buscador na internet, o DuckDuckGo. Trata-se de uma ferramenta de busca fundada em 2008. O que me chamou a atenção foi o fato de, desde 2009, a empresa ter escolhido não coletar nem armazenar informações do usuário. Com essa decisão a principal bandeira do DuckDuckGo é “tenha sua privacidade de volta!”.

É um mote bastante interessante, em um momento que a internet caminha cada vez mais para relevância e personalização, uma ferramenta que opta por não rastrear o usuário. Na verdade, mais do que a própria privacidade, este tipo de ação traz a tela a ideia dos Filtros Bolha (se você não sabe o que é isso, veja esse vídeo de menos de dez minutos para entender melhor o conceito) e como abrimos mão de nossa privacidade por uma comodidade que pode não ser nem tão boa assim.

De modo geral, me agrada muito a ideia de poder fazer uma pesquisa em um mecanismo que não seja influenciado pela minha religião, visão política ou qualquer coisa do gênero. E assim me possibilite ter acesso a mais informações, de fontes diferentes e tirar minhas próprias conclusões.

O caminho que as plataformas na internet tem seguido, nos fazem ter acesso somente a coisas que já conhecemos, encontrarmos autores que falam das coisas que acreditamos e, isso acaba nos privando de novos conhecimentos e experiência. Enquanto isso, vamos perdendo o conceito de privacidade, entregando todo tipo de dado e informação enquanto navegamos.

É sempre bom algo que nos faz repensar o que fazemos.

E você, o que acha sobre privacidade e relevância na internet?

Compartilhe com os amigos
Share on Facebook
Facebook
Tweet about this on Twitter
Twitter
Share on LinkedIn
Linkedin
Email this to someone
email
Print this page
Print

Comente

*
*