4 truques secretos para pesquisar no Google como um profissional

Publicado por em 02 jan 17. Dicas

Ah! Como o Google facilita a vida. Mas você já passou por aquela situação de estar procurando alguma coisa no Google e não conseguir encontrar?

Muitas pessoas usam a ferramenta de pesquisa apenas do jeito “convencional”. Ou seja, digitam uma frase e procuram pelo resultado. E se nós disséssemos que existem alguns “truques secretos” para refinar sua pesquisa? Se interessou? Então acompanha aí:

1 – Entre aspas

Quando quiser fazer uma pesquisa específica, use aspas. Ao utilizar aspas, você informa ao Google que está fazendo uma pesquisa por termo específico e que quer ver resultados com aquelas palavras, na mesma ordem que você digitou.

Vamos criar um exemplo: Suponhamos que estejamos procurando por “campanhas para facebook em suzano”, vamos ver a diferença de pesquisar sem e com aspas.

google-termoamplo google-termoespecifico

Notou a diferença na quantidade de resultados obtidos? Claro que neste exemplo, exageramos na especificação de palavras para ilustrar melhor o resultado.

2 – Sinal de menos

Também pode acontecer de querermos fazer uma busca por um determinado assunto, mas excluindo certas palavras. Para isso basta adicionar o sinal de menos antes da palavra que deseja excluir da sua busca.

Por exemplo, se quisermos pesquisar sobre “conteúdo”, mas sem querer que resultados com a palavra “marketing” também apareçam, basta pesquisar por:

google-termoexcluido

3 – intitle: e inurl:

É possível pesquisar por termos no título ou na url. E, se uma determinada palavra está no título do texto ou na url da página, é muito provável que o conteúdo trate sobre este assunto.

Para fazer essas pesquisas basta usar os operadores “intitle:” e “inurl:” antes do termo procurado

Exemplo:

google-intitle

google-inurl

4 – filetype:

Imagine que você está procurando um determinado artigo, mas quer ele apenas no formato pdf, você só precisa procurar:

O exemplo abaixo localiza a página de download do nosso e-book de Web marketing para pequenos negócios
google-filetype

5 – A união faz a força

Opa! Mas não eram só quatro dicas?

Pois é, mas essa última dica é para te avisar que é possível unir os operadores para refinar ainda mais suas buscas. Ou seja, você pode procurar intitle: com o assunto entre aspas, para ter resultados ainda mais relevantes.

 

E aí, gostou das dicas? Em um próximo post, passaremos mais algumas dicas de operadores de buscas do Google.

Compartilhe com os amigos
Share on Facebook
Facebook
Tweet about this on Twitter
Twitter
Share on LinkedIn
Linkedin
Email this to someone
email
Print this page
Print

Comente

*
*